Da Cidade para o Campo

Paranapiacaba, subdistrito de Santo André, está localizada na Serra do Mar, e seus atrativos, que antes eram apenas a ferrovia, o aposentado trem Maria Fumaça e museu ferroviário, soma-se agora aos recursos naturais, chamando os turistas da Grande São Paulo e outras localidades para o ecoturismo.

Há mais de 10 trilhas de níveis leve, médio e pesado, que podem ser feitas com o acompanhamento de guias locais (trilhas municipais e estaduais). Além disso, o rapel, a tirolesa e a observação da flora e da fauna também podem ser praticados na região. Várias competições de mountain bike, corrida de aventura e enduro a pé já realizaram eventos no local desde 2000 e o turismo cresce também com o incentivo ao artesanato local.

Em 15 de maio de 1860, as obras para a expansão ferroviária se iniciaram no alto da Serra do Mar. Durante os trabalhos da linha de 139 km, foi construído um acampamento no alto da serra a 796 m de altitude. O espaço escolhido ficava entre o topo da serra e as obras, abrigou os funcionários das áreas operacionais, técnica e administrativa e foi denominado de Alto da Serra.

Os historiadores não sabem precisar o ano que a Parte Alta da cidade se formou, mas quando a linha ferroviária foi inaugurada, em 1867, o povoado já existia. O município sempre teve a parte alta e baixa, a última foi composta pelos operários da obra, onde os trabalhadores da São Paulo Railway Company montaram acampamentos próximos à área de trabalho. Dali surgiu a Vila de Paranapiacaba, que se localiza no município de Santo André, na borda do Planalto Atlântico.

Data de 1907 passa a ser distrito e Paranapiacaba, a cidade é batizada de Paranapiacaba. Este nome longo e com cara de trava-língua significa "de onde se avista o mar", em tupi-guarani. A cidade cresceu nos moldes ingleses, principais imigrantes que se instalaram na região.

Tropical úmido com um inverno pouco rigoroso e uma neblina constante. O índice pluviométrico da região é acima de 4.000 mm, atualmente Paranapiacaba detém é o título de cidade que mais chove no Brasil.


Estrutura

Pousada Paluan
Quartos de casais
Quartos Solteiros
Quartos coletivos para 5 a 10 pessoas.
Café da Manhã incluso
Sala com lareira
TV à cabo e DVD
Estacionamento
Guia Turístico

Fotos













Contatos

(011)4439-0060 = Pousada Paluan
(011)9676-1916 = Fernando
(011)9384-4987 = Márcia

Chegando

A Cidade - Paranapiacaba

Protegida pelas montanhas da Serra do Mar e em volta da constante neblina está Paranapiacaba, a única vila ferroviária conservada como em sua fundação, e um marco da presença britânica no pais.
A Vila de Paranapiacaba esta incluída entre os 100 monumentos mais importantes do mundo, pelo Word Monuments Fund - organização não - governamental norte - que atua na área de preservação do patrimônio histórico. Mas o orgulho de Paranapiacaba não está montado apenas em história, mas também na beleza da Mata Atlântica que encantam a muitos com sua rica biodiversidade, que faz parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, reconhecida pela UNESCO como de relevante valor para a humanidade.

POUSADA PALUAN



POUSADA PALUAN

EM BREVE BLOG COMPLETO COM FOTOS, INFORMAÇÕES, CULTURA E ENTRETENIMENTO.